quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Depois do que li hoje...

...só quero dizer que, para mim, um bom blogue depende tanto da qualidade dos seus posts como dos comentários. Por isso, obrigada a todos os que por aqui passam e deixam a sua marca. Gosto de vos ter como leitores.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

És de Trofa ou da Trofa?

Não. Eu não sou da Trofa. Mas hoje, numas das centenas de km da semana, ouvi num programa de rádio perguntarem a uma ouvinte: "És de Trofa?" E a ouvinte respondeu: "Não, sou DA Trofa". E muito bem. Livrando-me desde já de qualquer acusação de pretensiosismo, só quero aqui contribuir para o esclarecimento de uma dúvida que muitas pessoas têm, dadas as vezes que já me colocaram a questão.

No que diz respeito à utilização do artigo definido antes de nome de cidade, o que acontece é que dizemos "o Porto", "a Guarda", "a Sertã" e dizemos apenas "Lisboa", "Aveiro" ou "Viseu" porque os primeiros, além de serem nomes próprios, são também substantivos comuns. Há portos onde os navios embarcam ou desembarcam, há guardas, que podem ser polícias ou mesmo abrigos e há sertãs, que são uma espécie de frigideira. E da mesma maneira temos trofas, que podem ser, por exemplo, capas de palha.

Apesar dos significados muito genéricos que atribuí às palavras, creio que dá para entender a ideia.

Haverá excepções? Não sei. Mas se pensarmos um bocadinho, a teoria bate certo. Tenho a mania que não dou erros? Claro que não (que não tenho a mania! :) ). Mas quando descobri o porquê disto achei interessante e resolvi partilhar!

domingo, 15 de fevereiro de 2009

The Curious Case of Benjamin Button

Tenho a sensação de que devo ser das poucas pessoas que não achou piadinha nenhuma ao filme...

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

This is me

Gosto do cheiro da manhã. Tenho medo do escuro da noite. Gosto de Lisboa. Não entendo Évora. Gosto dos meus amigos. Não perco tempo com quem não gosto. Gosto da Sexta-feira à noite, depois de uma semana de trabalho. Detesto o Domingo. Gosto que se lembrem de mim. Não me perdoo quando me esqueço das pessoas importantes. Gosto de sinceridade. Não entendo a infidelidade. Gosto de uma mensagem bonita. Não gosto de mensagens inconvenientes. Gosto de vermelho. Não gosto do arco-íris. Gosto de ler. Não gosto do Correio da Manhã. Gosto de estudar a língua portuguesa. Não tenho jeito para cálculos. Gosto da minha família. Quero-os comigo sempre. Gosto de mim como sou. Não quero desiludir ninguém, nunca. Gosto de beber minis. Detesto Licor Beirão. Gosto de jogar setas e cartas. Não entendo jogos de computadores. Gosto de estar no sofá. Não gosto de dormir de dia. Gosto de esplanadas, sozinha. Tenho pavor de multidões. Gosto de viajar. Não consigo juntar dinheiro. Gosto de ser desorganizada. Não faço nada com antecedência. Gosto de lenços. Não gosto de luvas. Gosto de conduzir. Tenho medo de acidentes. Gosto de namorar. Odeio o dia dos namorados.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

E se eu gostasse muito de morrer

Acho que é um título muito bom para desafio! Mas deste gostei e agradeço ao Nuno Medon!

O desafio consiste em abrir o livro que estamos a ler na página 161 e transcrever a 5ª frase completa. O meu livro é E se eu gostasse muito de morrer, de Rui Cardoso Martins. Um livro fantástico. E a frase é: "Pois ela não só foi ao cemitério como, àquela mesma hora em que os sinos dobravam, se vestiu para um passeio e foi tomar café, de perna cruzada, às três da tarde."

Considerem-se desafiados, todos.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Made in Tugolândia

Eu gosto muito dos portugueses. Juro. Gosto de ser portuguesa e mais ainda do nosso país. Mas não consigo entender porque é que muito do que se faz em Portugal se torna pequenino.

O Querido, mudei a casa é um programa engraçado, fácil de ver. Os americanos ou ingleses desse formato têm serralheiros, electricistas e tudo o mais que são uma delícia aos olhos das meninas. Depois ligamos a SicMulher, e toma lá: o verdadeiro tuga, de bigode, barriguinha e maneira de falar muito sui generis. Tão vulgar como a própria palavra tuga. Mas eu vejo e gosto. Lá está, dou portuguesa com orgulho!

À semelhança deste há muito outros. Lembro-me agora do Extreme Makeover (não tenho a certeza do nome) que, chegado a Portugal, recebeu o nome fantástico de Doutor, preciso de ajuda! O nome, as histórias e a própria apresentadora fizeram do programa algo com a cara da TVI.

Não consigo mais!

É um país tão pequenino que o Proença tinha que ajudar o #$%&%$# a não perder. E o Jesualdozinho, tão xiripiti, ainda achou que merecia ganhar... Ai ai...

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O que fazer...

...quando passámos tempos à espera que acontecesse uma coisa que queríamos muito e depois, quando efectivamente acontece, já não temos assim tanta certeza?

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Ser benfiquista é isto

É entrar um querido coxo em campo e o estádio parecer ir abaixo.

LP, para ti

"Dois amantes felizes não têm fim nem morte, nascem e morrem tanta vez enquanto vivem, são eternos como é a natureza."

Pablo Neruda