terça-feira, 9 de dezembro de 2008

To forgive



Ainda que tenha gostado imenso da série, e continue a revê-la vezes sem conta, receei a chegada do filme. Tive medo que criasse uma imagem na minha cabeça que não me permitisse continuar a gostar da série como efectivamente gosto.

Tive medo que caissem no erro de adocicar a história. Porque toda a gente queria que a Carrie ficasse com o Mr. Big. E de facto ficaram juntos, no final. Mas pareceu-me o melhor final que poderíamos ter tido, sem enfeites, molduras pirosas ou banalidades de idealismos. Também pode dizer-se, por outro lado, que o final da série tenha sido feito antevendo já a realização de um filme que o acabasse, que o confirmasse. E era disso que tinha medo. Que este filme viesse deitar por terra um final que achei fantástico.

Ora o filme, que só há pouco tempo consegui ver (por falta de oportunidade) e contive-me para não saber nenhum pormenor revelador, surpreendeu-me completamente. Não só pelo enredo, como pelos pormenores, a filmagem, tudo. Para mim, foi tudo perfeito. Momentos como quando a Carrie agride Big com o bouquet e a Charlotte afasta, desesperadamente, o mais-que-tudo da sua melhor amiga tornam a película inesquecível. Não acabou com a série, não lhe tirou encanto e algum mistério, como também ainda deixa no ar a hipótese de um Sex and The City, the movie II.

Só ainda não disse o essencial deste post. A verdade é que o filme não é sobre amor homem-mulher, não é sobre as teorias da Carrie em relação ao amor, não se debruça sobre as relações e os seus sucessos ou insucessos, não se trata de sapatos e roupas (e que magníficos que são...!); trata-se de perdoar. Mais que isso, aprender a perdoar. Perdoar, a nós próprios e aos outros. Perdoar os que amamos. Trata-se de amizade. De perdoar e de "amizar". Há mais dignidade contida no verbo perdoar do que em qualquer outra palavra.

Outras séries de que também gosto bastante (e também podia haver filme!):
- Seinfeld;
- The Sopranos;
- Frasier;
- That 70' Show...

Outras que gostava de ver (e vou ver) mas ainda não tive oportunidade:
- Dexter;
- Sete Palmos de Terra;
- Weed.

4 comentários:

_+*Ælitis*+_ disse...

Se houvesse filme dos THE SOPRANOS, eu iria, sem duvida alguma :)

como tu gostas da palavra perdoar, a minha preferida é ASSUMIR :)

Beijo meu ♥,

A Elite

O Arrumadinho disse...

Eu sou fã absoluto do Seinfeld.
Tenho e já as nove séries sei lá quantas vezes. Neste momento estou a rever a terceira (no DVD do quarto) e a sexta (no da sala).
Já viste o Curb Your Enthusiasm? É fabuloso. Se não viste, vê. Vais adorar. Eu tenho as seis primeiras séries, mas comprei em Londres. Cá acho que só há a primeira e chama-se "A vida louca de Larry", em DVD. Na FOX passa como "Calma, Larry".

Tita disse...

Já vi sim, um episódio ou dois!
É fantástico! Mas ainda não vi como deve ser. Com calma. No pc, antes de dormir que é quando gosto mais. Vou comprar (eh! quando puder...!). Obrigada pela dica!

nuno medon disse...

Olá! É uma boa série sem dúvida e o filme também deve ser muito bom. Das séries referidas mais abaixo, via o Seinfield. Mesmo com o Meo, á noite não lhe dou grande utilização. O meo está no quarto dos meus pais e na sala. Eu só vejo o Meo, de vez em quando e ao fim de semana. Mas é bom recordar séries antigas! beijos