sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

No obligations, thank you

A capa bloguística é um fenómeno fantástico. É um filtro que esconde todas as nossas impurezas e só sai aquilo que temos de bom, sincero, imediato. Permitiu a milhares de pessoas transmitir ideias que de outra forma nunca publicariam ou sequer exprimiriam em palavras. Ler um blogue é montar um puzzle de um indivíduo. É captar pedacinhos da essência de cada um em cada texto. Aqui e ali. Se nos faz rir é porque gostamos da pessoa. Se nos é indiferente, também o autor nos é. Porque não nos interessa conhecer pessoas, mas sim os seus fragmentos em forma de texto. Se nos revolta é porque não gostámos da pessoa e só já lá voltamos para ver se o nosso comentário de advertência surtiu algum efeito. Se o efeito for positivo, gostamos dessa pessoa. Se for negativo, voltamos só. Se for obsceno, nunca mais! Se nos faz rir todos os dias, fizemos um amigo. Se nos faz sorrir e querer sorrir mais é porque é especial. Parecido connosco.

Um blogue permite-nos ter a vida que não temos de facto. Permite-nos ser o que não podemos ou não conseguimos ser. Permite-nos ser reais. Verdadeiros. Coerentes. Regulares. Mentirosos. Estáveis. Explosivos. Não devemos nada a ninguém. Não prometemos nada a ninguém. Podemos ser só nós, sem promessas, sem telefonemas, sem pressas. Ninguém nos vai dizer que estamos em falta. Ninguém nos vai pedir satisfações do que escrevemos, mas, se acontecesse, isso não teria repercussões no mundo fora do ecrã.

Não precisamos cuidar da aparência para impressionar. Aqui, impressionamos com a alma. E não o fazemos de propósito. Aqui não somos nós que marcamos. São as pessoas que ficam marcadas com o que lêem.

E isto faz a beleza da blogosfera. Só vemos o melhor ou o pior das pessoas. Mas só vemos se quisermos. Só mostramos se quisermos. Só lá voltamos se gostarmos muito ou muito pouco. É a liberdade a que não estamos habituados. É um prazer.

3 comentários:

Paulo disse...

O prazer foi meu.
Parabéns! O texto está excelente. A blogosfera tal como ela é. Só faltou dizeres que pode tornar-se viciante..
A minha liberdade obriga-me a vir aqui .)

_+*Ælitis*+_ disse...

Mas sabes o que é melhor? conhecer as pessoas que lemos de outra forma mais "real" e finalmente, serem como imaginavamos que fossem :) vale é não criar muitas expectativas, mas por vezes dá certo. Tenho exemplos disso :)

Beijo meu ♥,

A Elite

nuno medon disse...

Lindo texto :)! Quanto ao blog, eu sou sincero no que escrevo. Até a apresentação no perfil é sincera. É verdade que sou preguiçoso...hihihi. A mim o blog ajuda-me muito! Ás vezes estou triste, desabafo no espaço e sinto-me mais aliviado. Continuação de bons posts! **