segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

És de Trofa ou da Trofa?

Não. Eu não sou da Trofa. Mas hoje, numas das centenas de km da semana, ouvi num programa de rádio perguntarem a uma ouvinte: "És de Trofa?" E a ouvinte respondeu: "Não, sou DA Trofa". E muito bem. Livrando-me desde já de qualquer acusação de pretensiosismo, só quero aqui contribuir para o esclarecimento de uma dúvida que muitas pessoas têm, dadas as vezes que já me colocaram a questão.

No que diz respeito à utilização do artigo definido antes de nome de cidade, o que acontece é que dizemos "o Porto", "a Guarda", "a Sertã" e dizemos apenas "Lisboa", "Aveiro" ou "Viseu" porque os primeiros, além de serem nomes próprios, são também substantivos comuns. Há portos onde os navios embarcam ou desembarcam, há guardas, que podem ser polícias ou mesmo abrigos e há sertãs, que são uma espécie de frigideira. E da mesma maneira temos trofas, que podem ser, por exemplo, capas de palha.

Apesar dos significados muito genéricos que atribuí às palavras, creio que dá para entender a ideia.

Haverá excepções? Não sei. Mas se pensarmos um bocadinho, a teoria bate certo. Tenho a mania que não dou erros? Claro que não (que não tenho a mania! :) ). Mas quando descobri o porquê disto achei interessante e resolvi partilhar!

14 comentários:

Eu Mesma! disse...

bem....
acabei de aprender algo!

P. disse...

terá alguma coisa a ver o que a seguir vou dizer?

- tenho uma casa em tróia.
- não, tens uma casa NA tróia

é porque é a península? tenho uma casa na península de tróia?

vá, foi uma amiga minha que me disse que não se dizia em tróia, mas na tróia. ela dizia que, como ela era de setúbal, ela é que sabia ahaha! (brincadeirinha)

:)

S* disse...

Hum, dado curioso. Tenho colegas DA Trofa e todos eles utilizam o "da" antes de pronunciar o nome da cidade. :)

Dá aulas de portugues. Eu gosto destas curiosidades.

Gilberto Grão de Areia disse...

P.,

Epá, peço desculpa por me estar a meter no comentário, mas é EM TRÒIA...

Estas cenas mexem um bocado comigo, apesar de fazer o mais esforço para muitas vezes me controlar porque é de facto pretensioso mandar muitos bitaques destes

lol

Gilberto Grão de Areia disse...

P.,

Epá, peço desculpa por me estar a meter no comentário, mas é EM TRÒIA...

Estas cenas mexem um bocado comigo, apesar de fazer o mais esforço para muitas vezes me controlar porque é de facto pretensioso mandar muitos bitaques destes

lol

Tita disse...

Bem, apesar de achar que NA Tróia soa muito mal, faz um certo sentido, se estivermos a referir-nos à península (como em NA península Ibérica). Diz a minha fonte (de sempre!), Celso Cunha e Lindley Cintra, que utilizamos o artigo definido com nomes de países, regiões, continentes, rios, oceanos, mares, grupos de ilhas, entre outros (os Açores, a África, o Mediterrâneo)...

Não sei... Alguém que saiba?

Tita disse...

Normalmente, tenho para mim, que quem é da "terra" não se engana. Bate certo isso, Sanxeri!
Uma vez fui a uma terra chamada Vedor e disse a alguém que tinha passado EM Vedor. Foi a risada total. Ora pois, como Vedor também é um substantivo comum (que pode significar mordomo, por exemplo) seria correcto ter dito que tinha passado NO Vedor.

Grão de Areia:
EM Tróia soa muito melhor, realmente. Espero bem que seja mesmo!! Acho que não consigo dizer NA Tróia!

P., vê se conheces mais alguém da zona, para vermos como dizem!

P. disse...

pois que eu cá sempre disse em tróia, mas era constantemente corrigida, por isso... continuo sem saber! :S

VCosta disse...

Trofa já é concelho... hehehe
E eu digo na Trofa e em Tróia...
Diz-se da maneira que as palavras se soltam melhor!!!

nuno medon disse...

Olá! Por acaso, não sabia que trofas podem ser capas de palha. Mas tens razão no que escreveste no Post! beijos

Anônimo disse...

Muito bem explicado. Se não é essa a verdade, é pelo menos uma teoria muito bem fundamentada.
Sim, consigo pensar em uma ou duas excepções, mas se for regra, tem de ter excepção, por isso...

Ser de Trofa é como ser da Lisboa. Não é e pronto.

;)

_+*Ælitis*+_ disse...

Amei este post, adoro ver coisas mais claras e como dou muitos erros em Português, é sempre um a menos :)

Beijo meu ♥,

A Elite

New Radical disse...

Gostei deste blog
Vou voltar

Kiss
;)

P.S.- Passa no meu.

Tita disse...

Elite, dexa-me que te diga que acho que escreves muito bem!

New Radical,
Bem-vindo!